O Balé do francês Ballet é uma das danças mais complexas existentes, onde teve origem na Itália no final do século XV. Seus passos não se limitam apenas ao chão, exploram diversos movimentos como os saltos no ar.
O Ballet realmente é de impressionar, ao ver os bailarinos e bailarinas dançando nos mostram sentimentos e impressionam com sua leveza e clareza dos movimentos, mostrando muitas vezes para o público como se fosse fácil a execução dos passos, mas o preparo para cada execução desses movimentos é muito grande, só quem realmente é bailarino(a) sabe a grande luta e esforço diário para se tornarem grandes destaques na dança.
Basicamente, a estrutura do Ballet defini-se em: postura ereta; uso da rotação externa dos membros inferiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria.
O Ballet Romântico
O Ballet Romântico surgiu junto com o período do romantismo, movimento literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV. Como se adequava á realidade daquela época essa dança atraiu muitas pessoas, foi desde então que o Ballet começou a atrair mais olhares, porque antes as pessoas costumavam dizer que o Ballet não transmitia a realidade, assim desgostando um pouco da dança. Tal estilo é definido como uma dança mais suave e com o envolvimento romântico, pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a protagonista é frágil e apaixonada, como exemplo do Ballet Romântico citamos "Giselle" La Fille Mal Gardèe' e 'La Sylphides'.
Ballet Clássico
O Ballet Clássico nos dias de hoje não pode ser visto ou compreendido apenas como uma arte, aliás nenhuma dança, as pessoas tem que compreender e considerar a evolução da preparação física de maneira geral. Tal dança teve origem meio complexa em uma época de intrigas entre os Russos e Italianos, que disputavam o titulo de melhor técnica do mundo dessa dança. Onde ambos tinham como principal foco de expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas. No Ballet Clássico procura-se sempre incorporar sequências complicadas de passos, giros e movimentos que se adaptem com a história. Como exemplo do Balé Clássico podemos citar "O Lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida".
Ballet Contemporâneo
O Ballet Contemporâneo, mais conhecido como Ballet Moderno, teve origem no inicio do século e preserva o uso de algumas técnicas do Ballet Clássico. Neste estilo as coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais aquela historia de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo procuram dar maior liberdade de movimentos como malhas e colants. É o estilo que esquecerá os passos clássicos, com movimentos harmônicos e delicados, dando ênfase aos movimentos corporais.