Para muitos iniciantes e praticantes da dança de rua, é normal confundir o Hip hop apenas como uma dança. Mas temos que deixar bem claro que o Hip Hop na verdade é um movimento cultural e artístico onde envolve elementos tais como:
A própria dança com os seus principais estilos, o Break (praticantes se chamam Bboy ou Bgirl), Popping (muitos conhecem esse estilo como "a dança do robô ), Locking (movimentos rápidos e precisos de braços e mãos combinados com quadris e pernas) e o Krump (krumping é aparentemente uma dança agressiva mas que faz parte do estilo, com movimentos impactantes);
Dj o criador de sons para o Rap;
MC que representa o canto ou a música;
Grafite que representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray.
A dança de rua se pensarmos bem, ela agrega toda dança que se originou na rua, obvio, mas historicamente e vinculada ao movimento Hip Hop, ela tem outro sentido, ou seja ela passa a representar os estilos de dança que se encontram na cultura do Hip Hop, como já citei a cima.
A dança de rua ou Street dance surgiu nos Estados Unidos, em 1929, época em que ocorreu a quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Onde os Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, foram desempregados, e foram para as ruas fazerem seus shows. Podemos destacar grandes nomes que contribuíram e que alavancaram o nome das danças, como o cantor James Brown que lançou o Funk americano e também o Michael Jackson, com a sua dança que envolvia passos do Popping.